terça-feira, 24 de maio de 2011

Anita Malfatti

Anita Malfatti


Nasceu no dia 2 de dezembro de 1889 em São Paulo, e faleceu no dia 6 de dezembro de 1964.
Estudou arte na Alemanha e nos Estados Unidos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

O homem de sete cores - 1915-1916

A Onda - 1915 - 1917


A Ventania - 1915-1917


Itanhaém - 1948-1949



Mulher do Pará


O Farol - 1915


Rochedos - 1915



Carybé

Carybé


Hector Julio Paride Carybe, conhecido como Carybé era argentino, mais naturalizado brasileiro, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1911 e faleceu no dia 2 de outubro de 1997.
Carybé tornou conhecido com suas obras , valorizava a cultura baiana, os rituais afro-brasileiros, a capoeira, as belezas naturais e arquitetônicas na Bahia.
Carybé lustrou livros de escritores conhecidos como: Jorge Amado, Gabriel Garcia Márquez, Mario de Andrade, entre outros.
Morte de Alexandrina - 1939


Bahia - 1971


Cristo na Coluna - 1966


Pintor Di Cavalcanti

Di Cavalcanti


Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e melo, mais conhecido como Di Cavalcanti,nasceu no dia 6 de setembro de 1897 no Rio de Janeiro.
Recebeu o seu primeiro prêmio em 1956 na Mostra de Arte Sacra na Itália.
Em 1958, pintou a Via-Sacra para a catedral de Brasília.
Morreu no dia 26 de outubro de 1976 no Rio de Janeiro.

Carnaval - 1954

Abigail - 1947


Pintores brasileiros e suas obras

Cândido Portinari


Nasceu na cidade de Brodowski, interior de São Paulo no dia 29 de dezembro de 1903, destacou-se também na área de poesia e política.
Estudou na escola de belas artes no Rio de Janeiro visitou vários países, onde terminou os estudos.
Em 1935 recebeu uma premiação em Nova Iorque pela sua obra "CAFÉ".
No dia 6 de fevereiro de 1961, faleceu Cândido Portinari.

Café - 1925


Menino Morto - 1944


Mestiço - 1934


A neta Denise com carneiro Branco - 1961

domingo, 22 de maio de 2011

Pinturas

O Flautista - Pintor Aldemir Martins


A pintura é a técnica de aplicar pigmentos em forma líquida a uma superfície, como papel, tela ou na parede, a fim de colori-la, atribuindo tons e texturas.
A pintura é uma arte, o conceito da pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores.



Videos sobre artesanato

Assista a esses videos !!

Caixa revestida de tecido

feirinha artesanal  do guaruja
 
feirinha de artesanato do guarujá


Nilde, quadros lindos do guarujá








Eu recomendo!!


depois que assistirem comentem no blog falando o que acharam :)

Artesanato

O artesão é aquele que produz objetos pertencentes a chamada cultura popular.
O artesanato é tradicional no qual o produtor possui os meios de produção, e trabalha com a família em sua própria casa, podendo realizar todas as etapas da produção do início até o final da confecção.
Temos artesanatos com corante à base de sementes e frutas, decoração com motivos tradicionais e figuras moldadas em argila; garrafas de vidro com areia colorida e peças confeccionadas em barro, couro, madeira, penas, materiais reciclados, entre outros.
O artesanato é uma arte, que é a fonte de onde muitas familias obtêm o seu sustento.

Alguns tipos de Artesanato

Regador reproduzido artesanalmente

Artesanato em barro


Luminaria reproduzida com materiais recicláveis


Artesanato Bordado em execução


                                               Artesanato utilitário em pedra sabão


                                                              Artesão entalhando


                                  Feira de Artesanato no Mendes Convention Center




Peças de Teatro Infantil

Peça Infantil Cinderela



Cinderela era filha de um comerciante rico. Sua mãe havia falecido quando ela ainda era muito jovem, o que fez com que seu pai se casasse novamente. Cinderela então, passou a viver com sua madrasta malvada, que junto de suas duas filhas, transformaram-na em uma serviçal. Ela tinha de fazer todos os serviços domésticos - lavar, varrer, cozinhar - e ainda era alvo de deboches e malvadezas.Seu refúgio era o quarto no sótão da casa e seus únicos amigos, os animais da floresta.
Um belo dia, é anunciado que o Rei irá realizar um baile no Castelo, para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. No convite, distribuído a todos os cidadãos, havia o aviso de que todas as moças, fossem pobres, altas, magras, feias ou bonitas, deveriam comparecer ao Grande Baile promovido pelo Rei.
A madrasta de Cinderela sabia que ela era a mais bonita da região, então disse que ela não poderia ir, pois não tinha um vestido apropriado para a ocasião. Cinderela então costurou um belo vestido, com a ajuda de seus amiguinhos da floresta. Passarinhos, ratinhos e esquilos a ajudaram a fazer um vestido feito de retalhos, mas muito bonito. Porém, a madrasta não queria que Cinderela comparecesse ao baile de forma alguma, pois sua beleza impediria que o príncipe se interessasse por suas duas filhas, muito feias. Então ela e as filhas rasgaram o vestido, dizendo que não tinham autorizado Cinderela a usar os retalhos que estavam no lixo. Fizeram isso de última hora, para impedir que a moça tivesse tempo para costurar outro.Muito triste, Cinderela foi para seu quarto no sótão e ficou à janela, olhando para o Castelo na colina. Chorou, chorou e rezou muito. De suas orações e lágrimas, surgiu sua Fada-madrinha que confortou a moça e usou de sua mágica para criar um lindo vestido para Cinderela. Também surgiu uma linda carruagem e os amiguinhos da floresta foram transformados em humanos, cocheiro e ajudantes de Cinderela. Antes
de sua afilhada sair, a Fada-madrinha lhe deu um aviso: a moça deveria chegar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos.
Cinderela chegou à festa como uma princesa. Estava tão bonita, que não foi reconhecida por ninguém. A madrasta, porém, passou a noite inteira dizendo para as filhas que achava conhecer a moça de algum lugar, mas não conseguia dizer de onde. O príncipe, tão-logo a viu, se apaixonou e a convidou para dançar. A ciumeira foi generalizada, todas as moças do reino sentiram-se rejeitadas mas logo procuraram outros pares e a festa foi animada. Apenas a madrasta de Cinderela e suas duas filhas passaram a noite em um canto, tentando descobrir de onde teria vindo aquela moça tão bonita.
Cinderela e o príncipe dançaram e dançaram a noite inteira. Conversaram e riram como duas almas gêmeas e logo se perceberam feitos um para o outro.
Acontece que a fada-madrinha tinha avisado que toda a magia só iria durar até a meia-noite. Quando o relógio badalou as doze batidas, Cinderela teve de sair correndo pela escadaria do Castelo. Foi quando deixou um dos pés de seu sapatinho de cristal. O príncipe, muito preocupado por não saber o nome da moça ou como reencontrá-la, pegou o pequeno sapatinho e saiu em sua busca no reino e em outras cidades. Muitas moças disseram ser a dona do sapatinho, mas o pé de nenhuma delas se encaixava no objeto.
Quando o príncipe bateu à porta da casa de Cinderela, a madrasta trancou a moça no sótão e deixou apenas que suas duas filhas feias experimentassem o sapatinho. Apesar das feiosas se esforçarem, encolheram os dedos, passarem óleo e farinha nos pés, nada do sapatinho de cristal servir. Foi quando um ajudante do príncipe viu que havia uma moça na janela do sótão da casa.
Sob as ordens do príncipe, a madrasta teve de deixar Cinderela descer. A moça então experimentou o sapatinho, mas antes mesmo que ele servisse em seus pés, o príncipe já tinha dentro do seu coração a certeza de que havia reencontrado o amor de sua vida. Cinderela e o príncipe se casaram em uma linda cerimônia, e anos depois se tornariam Rei e Rainha, famosos pelo bom coração e pelo enorme senso de justiça. Cinderela e o príncipe foram felizes para todo o sempre.


Peça de teatro Infantil Branca de Neve e os sete anões



Peça de Teatro Infantil Pinóquio


Sitio do Pica-Pau amarelo


 O Soldado de Chumbo e a Bailarina


Tem também algumas peças que podem ser feita para as crianças que são curtas como:

O fantástico mistério de feiurinha
Eu chovo, tu choves, ele chove
O menino narigudo
A ilha do tesouro
A peruca de Mozart
A fada que tinha idéias
O palhacinho triste e a rosa
Os Aristogatas
Saltimbancos
Branca de Neve
O casebre
Mamãe, quero ser grande!


Beijos para todos e fica a dica!! :)

Teatro Procópio Ferreira

João Alvaro de Jesus Quental Ferreira

João Álvaro de Jesus Quental Ferreira, mais conhecido como Procópio Ferreira, nasceu no dia 8 de julho de 1898 no Rio de Janeiro e no dia 18 de junho de 1979 faleceu com 80 anos de idade.
Ele foi ator, diretor de teatro e dramartugo brasileiro, tinha 62 anos de carreira, interpretou mais de 500 personagens em 427 peças.
Sua primeira peça foi Amigo, Mulher e Marido, fazendo um papel de um criado no ano de 1917 no teatro Carlos Gomes.
O seu maior sucesso foi Deus lhe pague, de Joracy Camargo.
Um homem que vivia intensas paixões, foi pai de 6 filhos, Procópio Ferreira também participou da televisão com as novelas: A grande viagem; As minas de prata; Redenção; Dez Vidas e Divinas &Maravilhosas.
Também fez cinema, peças de teatro e livros.


Teatro Procópioo Ferreira no Guarujá



O teatro Procópio Ferreira fica na Avenida Don Pedro I, número 350, na Enseada.

Escultura de Areia no Guarujá

Escultura de Areia na Praia da Enseada

Escultura de Areia

Escultura de Areia


Escultura de Areia


Escultura de Areia na Praia da Enseada




Essas esculturas que representam a Santa Ceia  foram feitas na praia da Enseada em homenagem a semana santa, trabalho feito pelos escultores:
Gisele Prata Real, Carlos Rojo, Jair Damasceno, Ronaldo Lopes, Gilmar Ribeiro Munhoz, entre outros.

Praias do Guarujá



Mapa das Praias do Guarujá


Praia do Guaiúba

Praia do Tombo

Praia das Astúrias


Praia das Pitangueiras


Praia da Enseada


Praia do Eden


Praia do Pernambuco


Praia do Perequê

Praia de São Pedro

Praia do Iporanga